Champions League: penúltima rodada fase de grupos encerrada!

Nas últimas terça e quarta-feiras aconteceram os jogos da quinta rodada da fase de grupos da Champions League. Os times disputando as segundas vagas (2 de cada um dos oito grupos) parecem ter desenhado seus destinos de forma significativa, assim como os terceiros colocados, que chegarão à Europa League.

O grupo E onde as segunda e terceira vagas se viam muito disputadas, só terá definição na última rodada. Messi ultrapassou Raul Gonzales (ex-Real Madrid) na artilharia máxima de todos os tempos da CL, mas o argentino que roubou a cena na última terça foi mesmo Sergio Agüero, responsável pelos 3 gols do Manchester City. Os citzens receberam e venceram o Bayern por 3×2, em Manchester.

O time de Manuel Pellegrini precisava de uma vitória obrigatória contra o poderoso FC Bayern, naquela que foi a grande partida dentre todas que aconteceram. O desenrolar de tudo o que aconteceu nas partidas do grupo E, pareceu um roteiro de cinema. Na Rússia, CSKA e Roma então segundo e terceiros colocados, empataram em 1×1. Os jogos no território soviético acontecem antes devido ao fuso horário e os citzens entraram em campo, sabendo que dependeriam apenas deles mesmos.

Pellegrini postou o veterano Frank Lampard entre os títulares o que garantiu melhor controle de bola no meio-campo, com o ex-Chelsea preenchendo a lacuna geralmente ocupada por Yayá Touré, ausente na ocasião. O City teve Hart, Sagna, Kompany, Mangala e Clichy. Fernandinho, Lampard, Jesus Navas, Nasri e Milner. Agüero. O desenho tático era um 4-2-3-1 com Agüero que não é um centroavante típico, fixo à frente.

O próprio Agüero abriu o placar de penalti aos 20 min, após lance que ocasionou a expulsão do zagueiro Benatia, pelo lado dos bávaros. O panorama era bom para o City, mas tratava-se do FC Bayern que empatou aos 40 min, numa ótima cobrança de falta de Xabi Alonso. Lewandowski, de cabeça virou para 2×1 aos 45 min.

Na segunda etapa, Pellegrini abriu o time com Zabaleta na lateral direita para avançar mais do que Sagna. E pouco depois com Jovetic vindo a campo no lugar de Milner. O volume de jogo ofensivo se ampliou e Agüero fez 2×2 aos 84 min e colocou os citzens novamente a frente, seis minutos depois. A vantagem citzen de se ter um homem a mais foi fatal para o Bayern. Mesmo tendo perdido e ostentando um homem a menos por 70 minutos, o Bayern de Guardiola manteve 56% de posse de bola contra 44% dos citzens.

Na última rodada, o Manchester City visita a Roma na capital italiana precisando da vitória e contando com um provável tropeço do CSKA, nitidamente inferior ao Bayern que recebe os russos em Munique. Já classificados os bávaros seguem a frente com 12 pontos. City, CSKA e Roma ostentam igualmente cinco pontos.

Mais além.

– No grupo F tudo segue previsível. O Barcelona (segundo colocado, 9 pontos) voltou a golear impondo 4×0 no APOEL, na partida em que Messi fez um hat trick e alcançou Raul. O PSG (líder, 13 pontos) já classificado impôs 3×1 tranquilamente sobre o Ajax, sendo que os parisienses tiveram Ibrahimović, que por sua vez anotou um dos três gols.

– No grupo D o Arsenal mostrou colhões e impôs uma vitória incontestável sobre o líder e já classificado Borussia Dortmund, em Londres. Os gunners venceram por 2×0 e chegaram a 10 pontos na vice-liderança. Na primeira rodada os aurinegros alemães haviam vencido os gunners pelo mesmo placar na Alemanha.

Foto de Agüero: AFP – Oli Scarff

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top