Sérvia x Albânia: por que a partida foi interrompida?

Nesta terça-feira, a seleção da Albânia visitou a Sérvia em Belgrado, numa partida válida pelas Eliminatórias da EURO 2016. A partida se via em 0x0 mas foi interrompida aos 43 minutos da primeira etapa. O sérvio Mitrovic socou um drone que trazia uma bandeira albanesa.

Tal drone sobrevoava o campo a baixa altura. O ato foi questionado pelos adversários e uma confusão generalizada ocorreu em sequência, reabrindo velhas divergências étnicas.

Segundo o periódico espanhol El País, Sérvia x Albânia era classificado enquanto “confronto de alto risco” pela UEFA. O time albanês não visitava Belgrado a 67 anos. Âmbos os países formavam a antiga Iugoslávia, onde eclodiram diversos confrontos étnicos e guerra civil entre o fim da II Guerra Mundial e o período consequente à extinção União Soviética, no fim dos anos 1980.

A bandeira agredida por Mitrovic representava um território que os albanêses reivindicam para si. Os sérvios por sua vez, não reconhecem a independencia albanêsa, etnia que forma a maior parte da população de Kosovo, cujo território por sua vez, foi anexado à Sérvia. Os sérvios no entanto, tomam Kosovo enquanto sede das origens de seu patriarcado, desde a Idade Média.

Ali houve a conversão do povo ao cristianismo ortodoxo que lhes garantia reconhecimento político/religioso pelo Império Bizantino. Na história contemporânea Kosovo reivindicava autonomia desde os anos 1960. A mesma foi obtida a contragosto da Sérvia em 2008, mas reconhecida por Inglaterra, França e EUA. Isso quase dez anos depois do episódio que culminou em intervenção da OTAN, quando a Sérvia buscava sua independência dos escombros da Iugoslávia em 1999.

Voltando ao futebol.

Sete atletas da seleção da Albânia, nasceram em Kosovo. Além da confusão entre os atletas que se viam em campo, torcedores sérvios invadiram o gramado, pretexto utilizado pelo árbitro inglês Martin Atkinson para encerrar a partida. A Albânia faz campanha surpreendente nestas eliminatórias, liderando o grupo I com quatro pontos obtidos em duas partidas anteriores (uma vitória e um empate).

O italiano Gianni de Biasi, ex-Udinese e Torino (Itália) e ex-Levante (Espanha) é o treinador do time albanês que conta com atletas atuando em grandes clubes europeus. O defensor Tauland Xhaka do Basel (Suíça) é irmão de Granit Xhaka, que se naturalizou suíço de disputou o último Mundial. O confronto era tenso em termos futebolísitcos porque a Sérvia, mais tradicional e comandada pelo holandês Dick Advocaat, ostenta apenas 1 ponto.

Segundo o El País, o primeiro ministro albanês Edi Rama, deve visitar Belgrado em oito dias para dar explicações. Rama não vai à cidade sérvia a 68 anos. Seu irmão Olsi Rama é suspeito de manipular o drone que causou a confusão.

Foto: M .Djurica – Reuters

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top