“Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?”
(Carlos Drummond de Andrade)<!–more–>
O confronto era imprevisível. Em termos técnicos e táticos o Manchester United parecia mais sólido que o Real Madrid. Os blancos moralmente pareciam reabilitados após duas vitórias consecutivas sobre o Barcelona.
United x Real Madrid foram a campo em Old Trafford (Manchester/Inglaterra), pelas oitavas de final da CL, com os red devils detando a vantagem do empate sem gols devido o 1×1 pelo jogo de ida. Sir Alex Ferguson nitidamente montou um time apto a sair nos contra-ataques em velocidade.
Deixou Wayne Rooney no banco e dispôs um tridente ofensivo com Nani/Van Persie/Ryan Giggs onde o português e o galês possibilitavam jogadas em velocidade pelos lados externos do campo. O United poderia variar do 4-2-3-1 (Nani/Welbeck/Giggs, no caso formavam o trio de meias ofensivos) para o 4-3-3 ou mesmo num inusitado 4-5-1 neste caso com Van Persie como referência.
O Real Madrid de José Mourinho tinha dificuldades em conter o volume de jogo do United durante todo o primeiro tempo. As melhores chances, algumas desperdiçadas por Van Persie, eram do United. Por volta dos 40 min, Di Maria sai de campo lesionado e Kaká é “atirado na fogueira” por Mourinho, no lugar do atacante argentino.
No segundo tempo, aquele que poderia ser o golpe final do United veio aos 4 minutos. Após erro de Varane na área blanca, Nani pelo lado esquerdo do ataque red devil, chuta uma bola cruzada que acaba desviada por Sergio Ramos. Gol contra, United 1×0 Real Madrid.
Pouco depois em disputa de bola entre Nani e Arbeloa, o juiz interpreta jogada perigosa por parte do atacante lusitano do United que recebe cartão vermelho. Mourinho rapidamente dispõe Modrić em campo e é dos pés do croata que sai o gol de empate blanco, num belo tiro da entrada da area aos 21 min, United 1×1 Real Madrid.
Com este placar o jogo ia para a prorrogação mas três minutos depois, em jogada pela direita do ataque blanco, Özil passou para Higuain que cruza para…Cristiano Ronaldo mandar para as redes praticamente de carrinho! United 1×2 Real Madrid, placar final.
Em declarações repercutidas imediatamente após o jogo pela internet, as palavras de José Mourinho assumindo que o adversário jogava melhor se sobressaíram. Muitos apostam numa demissão de Mourinho por parte do Real Madrid, a essa altura, seja qual for o resultado obtido pelos merengues na CL. Este Real Madrid tem peças ofensivas que podem aflorar num momento decisivo vindouro.
Porém, seu sistema defensivo parece um pouco abaixo por exemplo do sistema defensivo de FC Bayern ou mesmo de uma Juventus. É um time calejado por temporadas de comparações desfavoráveis em relação ao rival Barcelona. Psicologicamente, o Real Madrid é no minimo uma equipe atormentada.
O Real Madrid não parece favorito ao título da CL ainda que possa fazê-lo. Está nas quartas de final da Champions League 2012/2013, após uma partida estranha em que venceu pela vantagem numérica de homens em campo. José Mourinho vencerá mais uma CL ou apenas postergou seu ocaso no Santiago Bernabéu?
Enquanto isso em Dortmund: no Signal Iduna Park na Alemanha, o Borussia Dortmund detinha a vantagem do empate sem gols após o 2×2 na Ucrânia, obtido frente ao Shakthar Donetsk. Com Götze em campo o Dortmund impôs categóricos 3×0 sobre os ucranianos, onde o citado atacante alemão anotou um dos tentos.
O zagueiro brasileiro Felipe Santana do Dortmund também deixou o seu de cabeça e foi um dos destaques, substituindo o zagueiro Mats Hummels. O Borussia Dortmund também está classificado para as quartas de final da CL!