Blancos x Dortmund: definindo o grupo D

No Santiago Bernabeu, hoje tivemos o inicio das definições do grupo D da Champions League. O Real Madrid recebeu o Borussia Dortmund numa partida bastante diferente da disputada há coisa de duas semanas atrás em Dortmund.

Mourinho dispôs o time com Casillas, Sergio Ramos, Pepe, Varane e Arbeloa. Xabi Alonso, Modric, Özil, Di Maria e Cristiano Ronaldo. Higuain apenas a frente. Sem Khedira e com a opção de deixar Essien no banco, Mou viu seu time ter dificuldades em conter o volume de jogo ofensivo imposto pelo aplicado Borussia Dortmund.

A ausência de Marcelo pelo lado esquerdo também trás problemas. O primeiro gol alemão saiu pelo setor, nas costas de Arbeloa. Reus acertou um chute entrando pela esquerda da defesa blanca aos 28 min. Não que Marcelo seja um marcador exímio, mas dispõe de condicionamento físico suficiente para descer ao ataque e retornar ao campo de defesa. Pouco depois os blancos, nitidamente em desvantagem no quesito volume de jogo, tem o empate com Pepe anotando de cabeça.

No finzinho do primeiro tempo em disputa de lance entre Reus, Götze e Casillas o segundo toca a bola que passa por cima do goleiro. Real 1x 1 Borussia. Com a vantagem, no segundo tempo o Dortmund se fecha numa retranca eficiente onde toda a equipe se mostra solidária.

‘Mou’ dispõe Essien e Callejón nos lugares de Modric e Higuain. O 4-2-3-1 podia então se desenhar num 4-4-2 com CR7 mais fixo a frente e Callejón ou Di Maria se projetando como segundo atacante. A proteção oferecida por Essien mostrou-se vistosa e ‘Mou’ dispõe Kaká no lugar de Arbeloa. O Real Madrid podia se desenhar num 3-4-3 com Özil recuado, por vezes ocupando a faixa central direita do campo.

O volume de jogo madridista se ampliou. Tão logo entrou Callejón anotou um gol anulado corretamente pela arbitragem. O gol de empate sai apenas aos 44 min do segundo tempo. Frequentemente comparado a Zidane, Özil muitas vezes lembra David Beckham atuando pelo lado direito.

Discreto, sem malabarismos desnecessários e atuando para a equipe. Foi por ali que o alemão cobrou a falta com uma perfeição digna de mr. Becks, aquela que se converteu no gol de empate blanco. Como ressaltou o site Trivela, Özil foi revelado pelo Schalke 04, rival do Dortmund. final Real Madrid 2×2 Borussia Dortmund.

A paciência do time do Dortmund impressiona bem como a forma minuciosa como os alemães se dispõem defensivamente, numa linha de defesa liderada por Mats Hummels. Götze, Reus e Lewandowski atletas de ataque, demonstram aplicação eximia na postura defensiva. O próprio Mourinho declarou na véspera da partida que o Dortmund pode vencer a CL, o que não é exagero. O Dortmund lidera o grupo com 8 pontos seguido do Real Madrid com 7.

Na outra partida do grupo o Ajax de Siem De Jong chegou a fazer 2×0 contra o Manchester City que obteve o empate em 2×2. Com 4 pontos o tradicional Ajax pode criar problemas para o Real Madrid em nome da segunda vaga. Os blancos porém continuam favoritos para seguir ao mata-mata. Ainda restam dois jogos para o fim da fase de grupos. O Borussia Dortmund é superior ao Manchester City e até agora tem sido a grande surpresa da CL!!

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top