Milan as vésperas de um Milan x Inter:

Para aqueles que dispõem apenas da tv aberta, acompanhar os clubes italianos está demandando um esforço maior. Na temporada passada a Rede Tv! transmitiu tanto a Série A quanto a Premier League.

Até este momento não há noticias acerca da emissora estar proporcionando o mesmo nesta temporada 2012/2013. Fora da tv paga, Série A só tem as partidas do Milan exibidas em reprise pela Esporte Interativo que exibe a programação do Milan Channel. Porém os fatos que observamos na última janela de transferências justificam o desinteresse das emissoras da tv aberta no campeonato italiano.

O Milan com Ibrahimović e destaques brasileiros como Thiago Silva, Pato e Robinho eram o grande pretexto para a exibição de seus jogos. Os dois primeiros como estamos cansados de saber, foram para o PSG. Pato sequer estreou na Série A e Robinho já dá a entender que pode forçar uma nova saída.

O Milan empatou hoje com o Parma em 1×1 no Ennio Tardini. O gol rossonero foi de El Shaarawy. Ocupa o oitavo lugar na tabela liderada pela invicta Juventus (que aplicou 4×1 hoje na Roma). Rumores sobre a demissão de Massimiliano Allegri já são corriqueiros em Milanello. O retrospecto das últimas quatro partidas é de dois empates, uma vitória e uma derrota.

Contam-se aí um jogo pela Champions League (0x0 contra o Anderlecht), derrota para a Udinese (2×1 em Friuli), vitória contra o Cagliari (2×0) e o citado empate hoje. Em meio a esse retrospecto ruim apenas um ponto favorável. O ítalo egípcio El Shaarawy anotou quatro gols em três jogos, sendo que dois foram feitos na vitória contra o Cagliari.

Convocado recentemente para a Azzurra, El Shaarawy já demonstra eficácia técnica superior a de Robinho e reguaridade física mais confiável do que aquela que Pato costuma apresentar. De resto o Milan joga feio.

Trivialmente podemos ver uma disposição com Abbiati, Abate (ou De Sciglio), Mexes, Acerbi (ou Bonera) e Antonini (ou Mesbah). De Jong (ou Ambrosini), Flamini, Montolivo e Prince Boateng. Emanuelson (ou El Shaarawy) e Pazzini.

Peça por peça.

O holandês Emuanuelson parece ter ganho a confiança de Allegri. Para alguém que tinha chegado como opção para a lateral esquerda, o espanto maior de quem vê fica por conta da possibilidade do holandês atuar como ponta esquerda.

O meio-campo até apresenta alguma solidez, sobretudo com De Jong que em termos de vigor físico supera o senil Ambrosini, ainda capitão. A qualidade do passe com Montolivo, ou do último passe é bastante funcional. Algo aliás que se pretendia na última temporada com Alberto Aquilani. No primeiro turno da Série A o Milan vinha bem até Aquilani se lesionar exatamente antes do Milan x Inter do primeiro turno.

O meia era uma freqüente vítima de lesões físicas, algo que inclusive minou sua passagem pela Premier League atuando pelo Liverpool. O próprio Aquilani revelou durante a janela de transferências que o Milan pretendia adquiri-lo junto ao Liverpool caso completasse 25 partidas.

Em 21 partidas jogadas, Aquilani foi notificado de que não ficaria no elenco devido ao alto valor pedido pelos reds. Montolivo vindo da Fiorentina foi sim um bom negócio ao passo que a violá acabou por contratar o próprio Aquilani.

O sistema defensivo do Milan nem de longe lembra a segurança das duas últimas temporadas. Mostra-se vulnerável no jogo aéreo e apenas tempo e treino garantirão a esta linha defensiva, hoje liderada por Philip Méxes, alguma solidez.

Incensado por alguns entendidos da imprensa esportiva brasileira sobre a Série A, Prince Boateng segue ostentando efetividade nula. Cumpriu suspensão hoje após expulsão por segundo cartão amarelo no jogo anterior contra a Udinese. Pazzini é um finalizador confiável, tendo anotado uma tripletta na segunda rodada em que o Milan venceu o Bologna por 3×1.

Porém sua vida é difícil pois a ofensividade do meio de campo rossonero se vê em estado de aridez. Aliás, isso se vê desde que Seedorf e Pirlo envelheceram e Kaká fora negociado com o Real Madrid. A configuração ofensiva que o Milan tinha até a temporada passada supria a carência criativa com atacantes que desequilibravam.

Na temporada 2010/2011 Ibrah tinha ao seu redor Pato e Cassano em grande forma com Robinho de suplente, com a alta concorrência, Ronaldinho Gaúcho quis voltar ao Brasil. Na temporada 2011/2012 Ibrah tinha que resolver sozinho ao passo que Pato foi acometido por lesões e Cassano teve um AVC.

Nesta semana que se iniciará, o Milan vai a Rússia enfrentar o frio e um Zenit conturbado com problemas de insatisfação no elenco nos quais atletas se incomodam com o absurdo salário pago ao brasileiro Hulk. Isto na quarta feira. No domingo, o rossonero enfrenta a Internazionale.

Levando em conta a declaração de Massimo Moratti mandatário interista no inicio desta semana que acaba, trata-se de um Milan x Inter bem diferente. Moratti fez uma declaração incabível para si noutros tempos. Disse que atualmente é inviável para si e para os rivais rossoneris dispender 20 milhões de Euros em atletas campeões.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top