A queda de Benitez

À saída de José Mourinho da Internazionale, depois da vitória na Liga dos Campeõe,s já era claro que este seria uma no difícil para o clube. Com um elenco bom  – não ótimo – poucos jogadores fora de série e uma estrutura interna dada a proliferação de focos de poder, Rafa Benitez assumiu uma bomba que explodiria com certeza. Cabe avaliar quais suas culpas nisso.

rafa-benitez by premierleagueinsiderMourinho sempre deixa clubes em má situação. Parte disso é porque a extrema pressão à qual ele submete seus jogadores esvai-os de energia. Além disso, sua disciplina espartana faz com que o terceiro ano no clube seja impossível (somente no Chelsea Mourinho completou a terceira temporada e ainda assim, não se demitiu por causa da multa rescisória). Seus herdeiros quase sempre herdam um elenco detonado fisicamente, cheio de dissidências e exausto emocionalmente.

A Internazionale do ano passado venceu tudo o que tinha para vencer graças a ele. Taticamente, Mourinho é excelente, mas como motivador é sobrenatural, ainda que isso custe a ele esse prazo curto que ele alimenta nos clubes. Para Benitez, ele deixou um grupo à beira do abismo das lesões (que agora se confirmam), com somente dois jogadores acima da média (Sneijder e Eto’o), grandíssima influência de diretores e com jogadores sem a menor condição de ostentar um posto num time campeão europeu (como Materazzi, Mancini, Rivas, Suazo).

Salvo um grande engano da minha parte, Benitez não chega ao Natal no cargo (ou, como se diz na Itália, non mangerà Il panettone). Ele certamente tem suas culpas. Uma preparação física que  tem 11 lesionados não pode ter sido bem feita. Benitez levou ao clube o “seu” preparador físico, Paco de Miguel, que visivelmente não soube identificar um elenco extenuado pela temporada mourinhiana. Taticamente, é difícil lhe dar grandes culpas, porque com o time completo, a Inter caíra de produção, mas nada severo. Hoje, o time é um fantasma. Basta ver o banco de reservas provável contra o Parma: Orlandoni, Natalino, Rivas, Materazzi, Nwankwo, Mancini, Alibec. Isso, se Samuel Eto’o escapar de uma suspensão – o que é quase impossível.

Massimo Moratti cancelou duas reuniões que teria esta semana com seu staff para acertar as contratações de janeiro. Segundo uma fonte no clube, elas só acontecerão em caso com vitórias contra Twente e Parma. Mesmo assim, Moratti ainda não “perdoaria” por completo Benitez, a quem culpa pela preparação física (com razão, uma vez que De Miguel é uma solicitação sua).

Mourinho tem responsabilidade pela crise interista? Em parte sim. Seu estilo de gerência é o “dividir e conquistar” e isso implica em um caos previsível quando da sua saída. Além dessa, ele tem mais duas temporadas no Real Madrid que dificilmente não terão glórias. Depois disso, veremos o mesmo filme de Chelsea, Porto e Inter. É o preço pelos seus serviços. Benitez deve sair do episódio como um mau técnico (coisa que não é). Pior para ele.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top