A queda de Benitez

À saída de José Mourinho da Internazionale, depois da vitória na Liga dos Campeõe,s já era claro que este seria uma no difícil para o clube. Com um elenco bom  – não ótimo – poucos jogadores fora de série e uma estrutura interna dada a proliferação de focos de poder, Rafa Benitez assumiu uma bomba que explodiria com certeza. Cabe avaliar quais suas culpas nisso.

rafa-benitez by premierleagueinsiderMourinho sempre deixa clubes em má situação. Parte disso é porque a extrema pressão à qual ele submete seus jogadores esvai-os de energia. Além disso, sua disciplina espartana faz com que o terceiro ano no clube seja impossível (somente no Chelsea Mourinho completou a terceira temporada e ainda assim, não se demitiu por causa da multa rescisória). Seus herdeiros quase sempre herdam um elenco detonado fisicamente, cheio de dissidências e exausto emocionalmente.

A Internazionale do ano passado venceu tudo o que tinha para vencer graças a ele. Taticamente, Mourinho é excelente, mas como motivador é sobrenatural, ainda que isso custe a ele esse prazo curto que ele alimenta nos clubes. Para Benitez, ele deixou um grupo à beira do abismo das lesões (que agora se confirmam), com somente dois jogadores acima da média (Sneijder e Eto’o), grandíssima influência de diretores e com jogadores sem a menor condição de ostentar um posto num time campeão europeu (como Materazzi, Mancini, Rivas, Suazo).

Salvo um grande engano da minha parte, Benitez não chega ao Natal no cargo (ou, como se diz na Itália, non mangerà Il panettone). Ele certamente tem suas culpas. Uma preparação física que  tem 11 lesionados não pode ter sido bem feita. Benitez levou ao clube o “seu” preparador físico, Paco de Miguel, que visivelmente não soube identificar um elenco extenuado pela temporada mourinhiana. Taticamente, é difícil lhe dar grandes culpas, porque com o time completo, a Inter caíra de produção, mas nada severo. Hoje, o time é um fantasma. Basta ver o banco de reservas provável contra o Parma: Orlandoni, Natalino, Rivas, Materazzi, Nwankwo, Mancini, Alibec. Isso, se Samuel Eto’o escapar de uma suspensão – o que é quase impossível.

Massimo Moratti cancelou duas reuniões que teria esta semana com seu staff para acertar as contratações de janeiro. Segundo uma fonte no clube, elas só acontecerão em caso com vitórias contra Twente e Parma. Mesmo assim, Moratti ainda não “perdoaria” por completo Benitez, a quem culpa pela preparação física (com razão, uma vez que De Miguel é uma solicitação sua).

Mourinho tem responsabilidade pela crise interista? Em parte sim. Seu estilo de gerência é o “dividir e conquistar” e isso implica em um caos previsível quando da sua saída. Além dessa, ele tem mais duas temporadas no Real Madrid que dificilmente não terão glórias. Depois disso, veremos o mesmo filme de Chelsea, Porto e Inter. É o preço pelos seus serviços. Benitez deve sair do episódio como um mau técnico (coisa que não é). Pior para ele.

Anteriores

Seleção é momento? Na Inglaterra não

Próximo

Sucesso da Roma

8 Comments

  1. Estavam agendadas reuniões para a definição de reforços para a Inter. O promissor Ranocchia é um dos nomes mais cotados. O problema é que há uma preocupação sobre o futuro de Benítez e, com isso, surge a insegurança para ouvir suas indicações.
    Os próximos dias devem ser decisivos, mas é certo que o atual momento da Inter é preocupante. Para se ter uma ideia, na mesma rodada da temporada passada, os Nerazzurri tinham 12 pontos a mais do que têm hoje. Um desempenho superior ao do líder Milan.

  2. Gilson

    Vi as últimas partidas deles na Serie A (Samp, Milan e Chievo) e fiquei impressionado com a confusão tática que tomou conta da equipe. Se o Eto’o pegar um gancho pesado, será bem razoável a chance da equipe estar fora da zona de classificação para qualquer competição europeia quando ele voltar.

    E eles precisam melhorar com o que possuem atualmente no elenco. Dificilmente irão contratar alguém em janeiro por conta do fato de que grandes negócios não ocorrerem no início do ano e do fim do dinheiro fácil do Moratti.

    O Calciopoli II precisa ser executado logo.

  3. Só fiquei sabendo quem era o preparador físico da Inter e por quem ele foi indicado na semana passada. Nessas condições, a situação de Benítez fica ainda mais complicada, uma vez que as alterações táticas promovidas por ele não deram certo até o momento.
    Num raciocínio simplista, é possível dizer que o espanhol pegou um time que havia ganhado tudo e o descarrilhou. Enquanto isso, Mourinho assumiu uma equipe com o histórico recente de ser uma colônia de férias e transformou-o num dos times mais competitivos do mundo.
    Podem ter certeza que isso pesa muito.

    Abraços.

  4. Cassiano Gobbet

    Só o fato do Materazzi ainda estar na Inter indica muita coisa. abs

  5. Rafael Canova

    Mudou o esquema e fez apostas erradas. Biabiany é um velocista que serve pra evitar rebaixamento de um Parma da vida, mas não é ninguém pra jogar numa Inter. Coutinho é talentosos mas mal tem maturidade pra jogar um Campeonato Carioca, que dirá Calcio e UCL.

    Além disso todos os jogadores da linha defensiva caíram de produção, mas creio que por questões físicas, devido temporada passada muito desgastante.

    No futebol de hoje é assim, nenhum time aguenta várias temporadas em altíssimo nível, todo mundo tem suas fadigas. O Barça viveu em 2007 e 2008. O Chelsea também parece entrar num processo parecido de desgaste.

    Essa é a temporada pro Milan sair da seca.

  6. Pedro A. Rodrigues

    O Elenco da Inter é mediano , o time títular é muito bom. Sneijder, Eto’o, Julio Cesar, Maicon, Samuel , Lucio, Cambiasso, Milito.. Se esses nomes ( Exceção à Samuel ) estiverem relacionados em janeiro, o time se recupera. Bastaria uma contratação pra zaga e outra pro meio de campo ( volante ) . Não parece que Benitez suportará até lá. E quem deve estar morrendo de rir são os torcedores colorados.

  7. Raphael

    O elenco da Inter além de ter vários jogadores de nivel mediocre, tem uma idade muito elevada, principalmente no setor defensivo.

    Pro Benitez era muito dificil a situação, porque qualquer coisa que não seja ganhar tudo, será vista como fracasso, o que complica mais ainda seu trabalho.

    E a questão física é um capítulo a parte, é algo que tem que ser amplamente estudado, porque não é normal um time ter tanto jogadores lesionados em tão pouco tempo.

  8. O problema da preparação fisica agora me é claro. Não sabia que Benitez tinha levado um preparador. Já na derrota para o Milan me veio a mente o fato da Inter necessitar de peças de reposição com idade util aceitável. Materazzi e Cordoba já passaram dos 30. Stankovic e Zanetti principalmente titulares ha muito também ja atravessaram a plenitude fisica. Aliás, Materazzi tombar após choque com Ibrahimovic pra mim, foi o ‘fim de uma era’. Para além da temporada passa creio que Inter acumule um fim de ciclo tetra-campeão italiano pelo menos, não?
    Abs

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Top