Resumo 2009/10 – Espanha

Não foi o passeio do ano anterior, mas ainda não houve nenhum adversário à altura para o Barcelona de Messi, Xavi e companhia. Com uma defesa de aço e um ataque destruidor, os catalães estabeleceram o ideal de futebol bonito e competitivo. O Real ficou em segundo, mas dadas as circunstâncias, Valencia e Sevilla foram muito melhor.

O craque: MESSI (Barcelona)
Extraterrestre. Assim foi a temporada de Lionel Messi. Um algoz diante do gol, Messi não deixou de fazer asssistências nem de ajudar no jogo coletivo. Já entrou no rol dos maiores de todos os tempos e tem tudo para superar Maradona como o maior argentino da história. Um cracaço.

O melhor espanhol: XAVI (Barcelona)
Entre os seres humanos, Xavi foi o melhor jogador da temporada. Não existisse Messi e seria decantado como um gênio. Arquiteto do Barcelona de Guardiola, o espanhol ditou o ritmo do time durante a temporada. Seus passes precisos e inteligência ganharam a admiração de mídia e imprensa – de Madri inclusive.

A Promessa: CANALES (Racing Santander)
O Racing terminou quase na zona de rebaixamento, mas vamos lembrar – É o Racing. Sergio Canales não teve culpa nenhuma, a não ser em provavelmente evitar que o time de Santander caísse. Não à toa já está acertado com o Real há meses. É um provável titular da Espanha nas competições que virão.

O melhor brasileiro: LUIS FABIANO(Sevilla)
O Fabuloso só não fez mais do que os 15 gols desta temporada porque se machucou várias vezes. Daniel Alves teve uma temporada excelente, mas Luis Fabiano joga num time bem inferior, como atestam os 26 pontos de diferença entre os dois clubes na tabela. Como segundo atacante ou centroavante, o atacante da Seleção foi o ponto fixo do ataque andaluzo.

Destaque: VALENCIA
O clube da cidade de mesmo nome começou a temporada arriscando falir por uma dívida astronômica, mas com um time cheio de pratas da casa, conseguiu uma vaga na LIga dos Campeões. Perdeu Villa, 21 gols, para o Barcelona, mas ainda manteve um time excelente e uma situação econômica melhor

Decepção: REAL MADRID
Um vice-campeonato, mesmo na Espanha, não seria inaceitável para o Real Madrid diante de um Barcelona assim, mas depois de torrar centenas de milhões em reforços, o ano do Real termina com gosto de rebaixamento.

Campeão: Barcelona
Copa da Espanha: Sevilla
Artilheiro: Lionel Messi (Barcelona, 34 gols)

PS: esta nota foi publicada no diário Lance!no dia 15/07

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top