Resumo 2009/10 – Portugal

Finalmente o Porto cedeu e um outro time venceu o Português. Com a propulsão do quarteto Cardozo-Ramires-David Luiz-Di Maria (este único já vendido), o Benfica foi o melhor time da liga de ponta a ponta, embora tenha tido no Sporting Braga um adversários digno de título. Se o Porto se prepara para voltar à disputa em 2010/11, o Sporting indica mais uma temporada claudicante.

O craque: Di Maria (Benfica)
Indiscutivelmente o craque do campeonato. O argentino deu ao meio-campo do Benfica a fagulha de criatividade que seus rivais não tiveram, e além disso, também uma chegada na área que fez do time “Encarnado” o mais brilhante da temporada. Longe de ter o nome de Messi e Agüero, Di Maria recebeu uma compensação com a contratação pelo Real Madrid. Com a bênção de José Mourinho.

O melhor português: M. Veloso (Sporting)
Uma das poucas boas novidades para os sportinguistas na temporada. O mediano Miguel Veloso reúne uma boa técnica com grande capacidade de mercação. Foi sondado por times de toda a Europa é não é impossível que ao final do mercado, ele tenha trocado de clube.

A promessa: Fernando (Porto)
Importado pelo Porto do Vila Nova-GO, quando tinha somente 19 anos, o meio-campista teve na segunda parte da temporada, uma maior seqüência e consistência no jogo em um time que ainda se recuparava da perda de dois nomes importantes como Lucho Gonzalez e Lisandro López. Ao lado de Raúl Meireles, fez uma liga impecável desde que conseguiu a vaga no time titular. Muito promissor em perspectiva.

O melhor brasileiro: David Luiz (Benfica)
Roberto Mancini, técnico do Manchester City, ligou para Robinho para pedir informações sobre David Luiz. “Não sei quem é”, respondeu o atacante brasileiro. Isso diz muito sobre quanto Robinho se informa. O zagueiro brasileiro foi um monstro na temporada e sua não-ida para a Copa do Mundo só se explica pela abundância de zagueiros brasileiros. Extremamente técnico, forte e rápido, o defensor é a primeira opção de reforço para os maiores clubes da Europa.

Destaque: SPORTING BRAGA
Por muitíssimo pouco o Braga não conseguiu um título inédito – e seria merecido. Sem nenhum grande destaque e com muita organização, o Braga não foi pior do que nenhum dos “grandes” portugueses na temporada como um todo. Recheado de brasileiros (13, mais até do que os portugueses no grupo), o Braga jogou um futebol muito eficiente na defesa e quase chegou lá.

Decepção: JUSTIÇA DESPORTIVA LUSA
O jogo de interesses no futebol português continua digno dos torneios de várzea menos sérios. Uma suspensão legítima dada a Hulk por uma briga no estádio do Benfica foi suspensa graças ao poder político do clube. os rivais protestaram contra a baixaria, mas pouco adiantou. Um episódio digno dos piores Brasileirões.

Campeão: Benfica
Copa de Portugal: Porto
Artilheiro: O. Cardozo (Benfica, 26 gols)

PS: esta nota foi publicada no Diário Lance! no dia 24/07.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.

1 Comment

  1. o Benfica vai mantendo a sua boa equipe, o Porto se reforçando para recuperar o titulo, e o Sporting segue ladeira abaixo…

Comments are closed.

Top