Itália pode adiantar volante para melhorar marcação

Os campeões mundiais seguem buscando a melhor forma para defender o título. Para reforçar a marcação da saída de bola adversária, o técnico Marcello Lippi experimentou uma formação diferente com o meio-campista juventino Claudio Marchisio no papel de trequartista (modo como os italianos chamam o meia que atua atrás dos atacantes). Acostumado a jogar mais recuado, Marchisio ofereceria assim uma resistência maior à saída de bola dos rivais. Na defesa, outra mudança: Chiellini deve passar da zaga para a lateral, posição na qual começou a carreira. Lippi está empolgado com o jovem Bonucci para jogar ao lado de Cannavaro. Os cortes da Azzurra parecem definidos: Sirigu (goleiro, Palermo), Bocchetti (zagueiro, Genoa), Cossu (meia, Cagliari), Quagliarella (atacante, Napoli) e Rossi (atacante, Villarreal).

PS: esta nota foi publicada no diário Lance! em 01/06

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.

8 Comments

  1. A Itália precisa de dois medianos de interdição e dois externos. Se não tem, precisa de três medianos, um meia e dois atacantes. Copa é defesa. Acerte a defesa e um golzinho chorado sai. Assinado Otto Rehhagel, campeão com uma Grécia tosca a la Felipão

  2. Segundo Ferrara, o problema foi interno. Felipe Melo treinava com displicência e Diego não se adapta ao 4-4-2, enquanto a Juve não se adapta a ter um trequartista desde Zidane (uma herança maldita, digamos). Além disso, Camorartrose, Cannavelho, Grossossauro, Del Pieráctilo e outros colegas de Ferrara enquanto jogador se ressentiram de ser mandados para o banco. Nenhum fracasso tão grande ocorre só por sorte.

  3. O amistoso de ontem teve ares de pesadelo. Nunca vi a Itália tão mal. A Azzurra não sabe jogar com três atacantes como Lippi insiste.
    Um caminho é sacar alguém desse trio e reforçar o meio com Palombo ou Gattuso. Isso daria espaço para Maggio e Criscito apoiarem. Excluo Zambrotta porque não dá mais pra ele. Isso ficou evidente ontem.

  4. além de mal convocada, parece que a Itália será mal escalada.

  5. Eu não gosto dessa idéia, acho difícil de dar certo. Lippi é um grande treinador, mas ele errou muito desde que voltou à seleção em 2008. Além de ele não ter convocado vários jogadores que deveriam estar na lista, ele ainda não escala os melhores que tem. Palombo por exemplo, fez ótima temporada na Samdoria e deveria começar jogando. O problema dessa Itália não é que ela tem um ataque ruim, isso várias seleções italianas boas já tiveram, o problema é que a Itália defende mal e tem uma transição de jogo muito lenta. Adiantar o Marchisio não resolve esses problemas.

  6. Não que a Juventus tenha tido uma temporada absurda mas seu súbito ‘fogo de palha’ no começo da temporada 09/10 contou com a presença de Marchisio que até foi destaque, lesionando-se antes do fim do primeiro turno e fazendo com que o time de Ciro Ferrara desmoronasse de vez. Iaquinta também se machucou e as deficiencias de Diego e Felipe Melo se revelaram por completo.

  7. Resta ver se ele consegue armar algo, pois o pressing na saída de bola adversária é apenas parte do trabalho de um trequartista que não seja preguiçoso.

    Como os laterais italianos não impressionam exatamente pela capacidade ofensiva e os atacantes não conseguem criar chances sozinhos, ele vai necessariamente ter que criar algo.

    Vamos ver amanhã contra o México como é que vai ser.

Comments are closed.

Top