Um professor da Universidade de Barcelona, Jose Maria Gay, especializado em finanças, afirmou ao diário espanhol Marca que a liga espanhola é insustentável. “É um monstro de duas cabeças”, disse. Gay argumentou que é impossível desenvolver a liga com os ganhos que Real e Barcelona têm. “É preciso que os dois clubes sacrifiquem um pouco suas receitas para que a liga passe a ser interessante como um todo. Hoje, como está, não é”, disse o professor. Para ele, esse é um entrave para se vender o campeonato no exterior. “Ninguém compra a liga espanhola. Só se compra Real e Barça. O resto, vem junto”.
PS: esta nota foi publicada no Diário Lance! no dia 13/05
Barça e, principalmente, Real, são marcas com enorme apelo global. Vivem em outra realidade. E isso foi traduzido na enorme disparidade de pontos entre os demais e os dois gigantes na última edição da liga espanhola.
Mesmo assim, impressionam dois dados que li recentemente: o Barça, na temporada passada, mesmo vencendo tudo, teve prejuízo de € 8 milhões e, com isso, a dívida global do clube caminha rapidamente para a inacreditável cifra de € 500 milhões.
Eu vivo falando isso. O Campeonato Espanhol é um produto muito dificil de se vender.