Ronaldinho – Seleção ou não?

Ronaldinho Gaúcho tem números assombrosos na atual temporada. Já são 13 assistências e 11 gols, somadas Série A e Liga dos Campeões. Só Lionel Messi, com 16 gols e 9 assistências, tem um rendimento melhor, entre as ligas de maior peso. Mesmo assim, Dunga ainda resiste em chamá-lo. E ainda está certo. Ronaldinho recuperou a rapidez de raciocínio e a visão de jogo dos tempos melhores, mas ainda não tem três coisas vitais: explosão, movimento e velocidade. Sua melhora é notória, mas ainda não o suficiente para um jogador de seu porte. Prova disso é o modo como diante de adversários mais fortes, como Manchester United e Internazionale, ele é facilmente marcado. Dunga não tem como ignorar o fato, especialmente sabendo que Ronaldinho, ao contrário de Kaká, não busca a marcação imediata do adversário. Isso significa um jogador a menos na defesa e um rival livre em algum lugar. No caso do Siena, isso significa um Pratali livre, mas contra a Espanha, pode deixar um Iniesta ou um Xavi. Se Ronaldinho quer ir para a Copa, precisa aperter os treinos físicos e convencer Dunga que pelo menos até agosto, é balada zero.

PS: depois de outro jogo as assistências já são 15.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.

23 Comments

  1. Ah, sim. Desculpe. Não captei a metáfora de seu comentário. Estava sutil demais para minha pressa no momento 🙂
    Abs

  2. Michel, meu caro…caríssimo…a comparação com o Elano é, obviamente, uma metáfora sobre o que o Dunga prefere e não que os dois dividam a mesma faixa de campo, né? abs

  3. Nem acho que o gaúcho esteja disputando vaga com o Elano, Cassiano. No esquema 4-2-3-1 da Seleção, Elano, Ramires e até Daniel Alves fazem o externo direito do meio-campo.
    Kaká é titular pelo meio e JB é o seu reserva.
    Na esquerda, Robinho é o titular (sim, acredite) e Nilmar o seu reserva. C.Eduardo tbém joga por ali, além de fazer a esquerda num trio de volantes.
    Para mim, Ronaldinho pode entrar no meio dessa linha de três ou à esquerda. Na direita não. Pelo seu posicionamento no Milan, acredito que a disputa fica mais com a turma da esquerda. Com isso, o chamado do jogador do Hoffenheim praticamente encerra a discussão: Ronaldinho só vai se acontecer uma série de lesões entre os jogadores da preferência de Dunga.

    Abraço.

  4. Romário foi convocado na época por pressão da CBF e acredito que Ronaldinho tb será.

  5. Meu caro, todos os que vc citou foram um fracasso na Seleção (exceção do Romario). No resto, concordo com vc. abs

  6. Uma estaca fincada no chão na lateral-esquerda seria melhor do que o Gilberto.

  7. Rodrigo, se fizéssemos uma Seleção sem baladeiros, teríamos o Kaká sozinho em campo. Já vi o goleiro titular de uma Seleção marcar balada na Europa com repórter da Globo na Granja Comary. Até concordo com uma eventual ausência do Gaúcho, mas certamente não é pelo “baladismo”. Acho que ele ainda está sem explosão nem mobilidade o suficientes para fazer a diferença num jogo duro. Os jogos contra Man Utd e Inter deixaram isso claro.

  8. Pode ser isso, com certeza. Mas Dunga só precisa levá-lo à Copa. se fizer isso, todo o resto do tempo de ostracismo do gaúcho terá valido.

  9. Creio que na melhor das hipóteses, Dunga está esperando mais para que Ronaldinho siga treinando duro e melhore fisicamente. Se for isso, é inteligente porque logo depois já vem a Copa e aí ele pode “vigiá-lo”. Na pior das hipóteses, ele prefere o Elano. Daí, realmente f….

  10. Para mim, as convocações de Carlos Eduardo e Grafite deixaram claro que Ronaldinho não está nos planos. Se Dunga realmente o quisesse, teria chamado agora. Não creio que o Milan criaria impecílios para sua liberação. Infelizmente, Pato tbém entra nesse raciocínio.

  11. O argumento do Dunga para não convocar o Ronaldinho é claro, objetivo e coerente com sua pessoa: porque não.

  12. o tema ronaldinho me irrita. eh inegavel que ele melhorou nesta temporada, mas eu simplesmente nao acho que ele acrescenta nada a selecao. ele teve inumeras chances e nao aproveitou. pq agora ele deveria ir? o pior eh ler o lobby de todos os blogueiros querendo ele de volta. sao os mesmos que nao o queriam antes. nao conseguimos aprender com os erros nao? ele nao eh serio. vai zoar com o ambiente no time, mais um baladeiro, isso sem falar na imensa presenca midiatica que ele garante. tb concordo que contra times fracos ele tenha mais liberdade para atuar e, quando enfrenta times mais fortes, ele nao faz tanta diferenca assim. talvez se ele for para a copa ele deva jogar contra a coreia do norte. mas contra portugal e costa do marfim ele eh banco. mas prefiro que nao va. o pato merece mais do que ele.

  13. Várias mudanças. Inicialmente existe a necessidade de um lateral subindo pela esquerda – hoje o lateral por aquele setor é quem mesmo? Gilberto? – para desviar a atenção dos marcadores e permitir algum espaço para o gaúcho inventar suas jogadas, Kaká precisaria ser deslocado para o centro ou para a direita, Dunga também teria que criar uma alternativa no ataque pela direita – alguém que possa basicamente emular o que o Pato faz no Milan -, para aproveitar as invertidas de bola de Ronaldinho etc. Mas o Dunga tem bastante tempo para pensar nisso.

  14. Por falar em Robinho e Vagner Love..
    Como estamos carentes de jogadores carismaticos. Estou farto de ver Adriano ser noticia. Não tem nada nele! o Robinho a mesma coisa. Mais chato impossível! Antes no RJ havia Romário, Renato Gaúcho, Edmundo, Túlio, Donizete etc..além da qualidade, havia ‘algo mais’, eram verdadeiros personagens!

  15. “2) atualmente a safra não é tão farta a ponto do treinador deixar alguém como Edmundo a Copa inteira no banco de reservas.”

    exatamente o que penso, seria teimosia demais ele ficar de fora.

  16. Algo me diz que Dunga poderia fazer algo semelhante ao que Parreira fez em 1994 com Romário. Claro que é diferente pq Romario foi crucial para a classificação nas Eliminatórias. O capitão Dunga ficou encarregado de dividir o quarto da concentração com Romário. Nem mesmo o criticado e pragmatico Parreira fechou os olhos para um talento em momento de ascenção.

  17. Se eu fosse o técnico, levaria. Muito mais vale o Gaúcho do que um Robinho ou um Vagner Love. Mas que para ele jogar, o time precisa de adequações, precisa.

  18. Caro, eu discordo. No Barça, ele se valia de um Rafa Màrquez na melhor forma e de um lateral que descia menos (van Bronckhorst) pela esquerda. E sem dúvida, ainda se preocupava mais com a carreira de jogador.

  19. não precisa driblar o time inteiro para ser considerado o melhor do mundo, eu acho que ronaldinho agora é mais jogador de grupo que no barcelona, ele sabe como acabar com o jogo porque tem cacife para isso

  20. Ele deve ir. Aliás, tem que ir. E por um motivo simples: qual o jogador brasileiro está jogando mais do que ele hoje? A continuar nesse ritmo, o cara termina a temporada com uns 16 gols e umas 20 assistências.

    São números impressionantes para qualquer jogador. Ainda mais se levarmos em conta que: 1) faz cerca de meio ano todos davam o cara como um zumbi da bola; 2) atualmente a safra não é tão farta a ponto do treinador deixar alguém como Emundo a Copa inteira no banco de reservas.

    Para a forma como enxergo futebol, hoje o Brasil conta apenas com quatro jogadores realmente acima da média: Julio Cesar, Daniel Alves, Kaká e Ronaldinho. O Juan, quando está fora do DM, também entra nesse grupo.

    Convenhamos que não é uma multidão…

Comments are closed.

Top