Sorteio patético da Liga dos Campeões. Se teremos confrontos épicos, dignos de final, como Inter x Chelsea e Man Utd x Milan, algumas decisões de Intertoto como Bordeaux x Olympiacos e CSKA x Sevilla garantem que titãs ficarão de fora e novatos irão adiante. Ok, quem ficou em primeirono grupo tinha melhores chances, mas ainda acho que a classificação das oitavas deveria ser automática, usando o ranking dos clubes, assim como se faz no tênis. Enfim, grandes jogos.
Milan x Manchester United
Mais pela tradição e menos pela força aparente atual, o grande confronto da fase. O Milan de Leonardo precisa sanar uma deficiência nas alas para estar á altura do confronto, assim como rezar para a dupla Nesta-T. Silva esteja fisicamente bem. Se tiver isso e contar com um David Beckham que dificilmente gosta de jogos decisivos, tems elementos para duas partidas épicas. No lado inglês, não é difícil colocar o medidor de temperatura em Rooney-Owen-Giggs. O trio tem material de sobra para carregar o United adiante. Ingleses favoritos no duelo “Rosso”.
Chelsea x Internazionale
Outro grandíssimo confronto. O Chelsea recebeo ex Mourinho capitaneado pelo desafeto do português – o enésimo – Carlo Ancelotti. Chelsea visivelmente superior tanto como time, como quanto individualidade e volume de jogo. No confronto “Blue”, o sucesso do matreiro Ancelotti passa pelos pés de Drogba, o centroavante favorito de Mourinho, mas também pela recuperação de um Petr Cech que não vive grande fase. No meio-campo, grande duelo entre Cambiasso e Essien. No lado interista, é Sneijder o jogador capaz do salto de qualidade. Se domar Balotelli, Mourinho pode ter no atacante outro ponto de desequiçíbrio. se não domar, idem. Ingleses favoritos também.
Bayern x Fiorentina
Mesmo com van Gaal e sem Toni, o Bayern é amplo favorito. O time bávaro tem muito mais consistência do que a Fiorentina, superdependente de Mutu-Jovetic. Gilardino é visto na Itália com desconfiança por sumir em jogos decisivos, apesar de ter calado os críticos contra o Liverpool. Fundamental a recuperação total de Ribéry – psicologica e fisicamente falando – mas também o rendimento de Pranjic e Robben. O Bayern é um clube que cresce na Europa a prescindir da fase. Nada indica o contrário aqui. Alemães na frente.
Stuttgart x Barcelona
Em fase sofrível, o Stuttgart do incontinente urinário Lehmann pega o melhor time do mundo. Duelo desigual que o não vê o Barça na fase seguinte com uma hecatombe. É difícil encontrar no time alemão algum jogador que esteja no nível do Barcelona, quanto mais o conjunto. Sem uma epidemia mortal na Catalunha, as quartas de finais estão asseguradas.
Olympiacos x Bordeaux
Um confronto com cara de Copa Uefa – ou se você preferir, Europa League. Os franceses são amplos favoritos e se Zico conseguir passar de fase, merece uma revisão nas dúvidas que se têm sobre sua capacidade. O meio-campo grego é forte o suficiente para manter a bola, mas o francês não é ruim e tem jogadores de grande classe como Gourcuff, Chamakh, Diarra e Saivet. A bola está com os campeões franceses.
Lyon x Real Madrid
Um confronto ‘default’ de Liga dos campeões, dada a imensa quantidade de vezes que se cruzaram recentemente. Não tem como não dar favoritismo absoluto para o Real – mais classe, mais craques, melhor retrospecto e provavelmente, mais entrosamento até a data do jogo. O único quesito no quial o Lyon ganha é justamente o conjunto. Se quiser degolar o Real e acabar com a temporada ‘blanca’, o time francês precisa de um jogo ardiloso, anulando Kaká e Ronaldo. Espanha favorita.
CSKA x Sevilla
Um duelo muito do sem graça. Os russos normalmente chegam mortos nas oitavas por estarem em começo de temporada e apesar de ter um time interessante com o brasileiro guilherme e o externo sérvio Krasic, não parece haver problema para Luis Fabiano e companhia. Se o Sevilla quer uma vaga nas quartas, a temporada é essa. São favoritos.
Porto x Arsenal
Grande duelo entre um time entrosado e outro em crescimento. Jesualdo ferreira não tem jogadores importantes como Lisandro Lopez e Lucho Gonzalez, mas pode tentar fazer Hulk jogar mais para o time – e o brasileiro é mortal. Os “Gunners” precisam resolver um problema de cabeça: como vencer com tanta juventude. Fàbregas é o jogador chave num time em que van Persie poderia ajudar a tracionar, se não fosse irregular e sofresse com contusões. Tem cheiro de dois grandes jogos. Passa o Arsenal, mas raspando.
Fato, um time interessante ebem montado. Gourcuff, no Barcelona ou no Manchester United, seria um galáctico. No Bordeaux, se limita. Deve sair da França depois da Copa. Abs.
nesse ponto concordo, mas pra mim, que acompanhei 2 jogos deles na Liga e outros 2 no Francês achei um time interessante, não é nada demais, mas um bom time, bem armado, com um ótimo meio-campo, o Gourcuff, e um ataque que se não é “galático”, é bem eficiente… e como você disse, pegando um chaveamento favorável, tem condições de chegar entre os 4 como o Villarreal chegou.
Não. Acho que já esta no seu limite. O problema é que o Villarreal, dependendo do Riquelme gordo, quase chegou na final, graças a um chaveamento favoravel. Assim sendo, até o Barueri poderia fazer alguma coisa se tivesse de enfrentar a Inter de Milão do Materazzi ou um Panathinaikos qualquer.
Os meus palpites em cada confronto (favoritos em caixa alta)
Sttutgart x BARCELONA
Olympiacos x BORDEAUX
Internazionale x CHELSEA
BAYERN x Fiorentina
CSKA Moscou x SEVILLA
Lyon x REAL MADRID
Porto x ARSENAL
Milan x MANCHESTER UNITED
Com esses apontamentos, considero também que todas as equipes italianas conhecerão o fim da linha nesta fase. Algo que, futuramente, poderá significar a perda de uma das quatro vagas europeias que o país dispõe no momento.
ahh sim, se não me falhe a memória, um dos últimos confrontos entre Real Madrid e Lyon foi em 2006, onde Juninho Pernambucano só não fez chover contra os galacticos de Vanderley Luxemburgo! Foi a CL em que o Lyon chegou mais longe, perdendo apenas para o Milan de Shevchenko/Inzaghi nas quartas de final! Mas era aquele Lyon de Juninho, Malouda, Govou, Carew!
Creio que Milan e Manchester e Inter e Chelsea sejam os grandes jogos das oitavas mesmo. Concordo contigo na sua perspectiva a respeito do Manchester e pode ser o momento oportuno de Owen mostrar a que veio. Também creio que um lampejo de Rooney seja mais confiável que um lampejo de Ronaldinho num momento decisivo.
‘Incontinente urinario Lehmann’ foi a melhor!
Abs
Bordeaux e Sevilla são bons times e acho que um deles pode até surpreeender e chegar na semi. O caminho deles começou bem, devem passar das oitavas.
Incrível a falta de sorte da Inter (ainda que seja um pouco, como na temporada passada, por incompetência própria tb…). Realmente os times da Bota estão em desvantagem, incluindo aí a Fiorentina, com o Bayern subindo de produção.
Porto x Arsenal: o time inglês joga muito mais, mas será que no mata-mata mostrará a mesma eficiência?
Real é favorito, mas tem um jogo perigossimo contra o Lyon e o Barça está tranquilo.
Concordo contigo em muitas coisas. Acompanhei os sorteios pela internet e confesso que vislumbrar três ex-campeões da antiga Copa dos Campeões (Ajax, Hamburgo e ‘Pool) no pote 2 da Europa League causou certo espanto. No pote 1 da CL também havia três ex-campeões da extinta CC. Parece que algo está errado.
E os ingleses partem com favoritismo nesses confrontos com os italianos, mas ainda existe muita água para rolar embaixo da ponte. Se o Milan contratar dois laterais decentes – que não precisam ser mega craques. Na esquerda, por exemplo, o Boenisch já me deixaria satisfeitíssimo – e o Krasic…
Concordo contigo em muitas coisas. Acompanhei os sorteios pela internet e confesso que vislumbrar três ex-campeões da antiga Copa dos Campeões (Ajax, Hamburgo e ‘Pool) no pote 2 da Europa League causou certo espanto. No pote 1 da CL também havia três ex-campeões da extinta CC. Parece que algo está errado.
E os ingleses partem com favoritismo nesses confrontos com os italianos, mas ainda existe muita água para rolar embaixo da ponte. Se o Milan contratar dois laterais decentes – que não precisam ser mega craques. Na esquerda, por exemplo, o Boenisch já me deixaria satisfeitíssimo – e o Krasic…
Cassiano, você acha que o Bordeaux pode ir longe na Liga?