O ‘Flop’ Informativo

A maior bomba do jornalismo esportivo em 2009 ocorreu neste Sábado, com a estranha história da remoção de Wagner Tardelli do jogo entre São Paulo e Goiás. A notícia surgiu no meio da tarde. Cerca de quatro horas mais tarde, os meios de comunicação não tinham conseguido agregar nenhuma informação alem daquela divulgada pelo Sportv. O que há de errado?

Há de errado que os sites brasileiros que tratam de futebol (sejam eles de jornais, revistas ou eletrônicos) tratam o final de semana – exatamente o momento onde mais acontecem partidas – como um período morto, por conta da queda de visitação dos sites na Internet.

A questão é que não é porque a audiência é menor que as publicações ficam autorizadas a manter redações com uns poucos estagiários para apurar um assunto que deve arruinar a credibilidade do Campeonato Brasileiro de 2009. Um jornal não é como uma empresa qualquer, que pode ter seu planejamento simplesmente decidido em cima dos custos e resultados. Há um compromisso com a sociedade de se informar bem. Compromisso esse que foi solenemente ignorado neste sábado.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top