Tarefa inglória – Nicola Pozzi (2004)

A Itália enfrenta um problema sério. Com o desembarque dos melhores jogadores do mundo em seu campaonato, o país vê as suas maiores promessas relegadas a um segundo plano, e raramente, se desenvolverem. Apesar da Itália ter sido campeã européia Sub-21 em cinco das últimas sete edições, não consegue conquistar nenhum título com a seleção principal há 24 anos.

A razão não é difícil de se ver. Os jovens talentos não encontram espaço para jogar, ganhar ritmo, experiência e evoluir o seu futebol. Jogadores como Baronio, Borriello, Ventola, todos surgiram com grandes expectativas, mas acabaram no banco de uma equipe grande, e depois foram relegados a times menores.

O próprio Marco Borriello passou por esse problema bas suas duas últimas temporadas no Milan. Competindo com Tomasson, Shevchenko e Inzaghi, o jogador quase não conseguia jogar, e quando conseguia, acusava uma falta de ritmo vistosa. Tanto, que foi emprestado nesta temporada.

Neste ano, o novato que vai por a sua cabeça à prova se chama Nicola Pozzi. Pozzi estava para ser emprestado para algum outro clube, mas com a contusão (e possível afastamento) de Inzaghi, Nicola tem grandes chances de ser o quarto jogador do elenco.

Duelo com a Juventus

Já aos 16 anos, Pozzi começou a chamar a atenção dos olheiros dos clubes grandes, quando ainda estava no campeonato “Primavera”, no Cesena. Na última temporada, o Milan percebeu que o seu assistido estava chamando muito a atenção da Juventus. Para não correr riscos, o Milan pagou € 2 milhões ao Cesena e garantiu a compra de Pozzi quando este não tinha nem 18 anos, assinando cum contrato até 2008.

Caso Inzaghi se recupere, Pozzi deve passar mais um ano no time “Primavera”, treinado por Franco Baresi. Senão, Carlo Ancelotti terá à sua disposição um outro jogador com o perfil de Inzaghi ou seja, um atleta de área, que joga com um atacante lhe dando suporte.

Certamente Pozzi chega com boas credenciais também no que se refere á seleção italiana. Com a “Azzurra” Sub-17, marcou cinco gols em nove partidas; na seleção Sub-18, já tem duas partida. Com o Cesena, na última temporada, marcou quatro gols.

Quem o viu atuar no Cesena assegura que se trata de um artilheiro natao. Mesmo inexperiente, Pozzi se coloca muito bem e sabe proteger a bola com o corpo, de uma maneira que os centroavantes fazem por instinto

Para jogar com quem?

Pozzi é um jogador tecniocamente superior à média, disto não resta dúvida. Bom 1m78, e 76 kg, é rápido, chuta bem e se posiciona bem. Precisa ficar um pouco mais forte, mas ainda é muito novo. A priori, faz uma boa dupla com Shevchenko ou com Tomasson, sendo sua inserção mais complexa (mas não impossível), com Inzaghi e Crespo.

Mas será que Carlo Ancelotti vai encontrar espaço para Possi crescer dentro da agenda de jogos de um time que precisa vencer tudo, o tempo todo? Para a Itália, o ideal seria que Pozzi conseguisse ter sucesso logo nas primeiras partidas, e fazer pelo menos 15 a 20 jogos durante toda a temporada. Mas é difícil. A pressão exige gols, e de um atleta de 18 anos, se sabe que não dá para exigir o mesmo que de um Crespo, ou de um Shevchenko. Para o bem de ambos (Pozzi e Milan), o ideal seria ver Pozzi conseguindo espaço, ainda que menos que os outros. Mas os últimos que tentaram, falharam.

Nicola Pozzi

Data de nascimento: 30/junho/1986
Cidade de nascimento: Sant’Arcangelo di Romagna, na Itália
Clubes em que atuou:
2003/4 – Milan
2002/3 – Cesena
Jogos pela seleção italiana: 0
Gols pela seleção italiana: 0

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top